Um programa obrigatório em minha agenda anual é o aniversário de Carmen Mayrink Veiga. Algumas vezes, driblo as outras amigas e consigo ser premiada com o posto de autora da homenagem, como aconteceu este ano. E para celebrar o maior ícone da elegância brasileira. local melhor não há do que o maior ícone da tradição social do país: o Copacabana Palace. Mais ainda: a sala “The Library”, atual joia da coroa do Copa, síntese de sua tradição e refinamento.
Toda revestida em boiserie, The Library já foi a entrada do Anexo, do hoje Belmond Copacabana Palace Hotel. Ali funcionavam Concierge e Portaria. A diretora-geral do hotel, Andréa Natal, teve então a boa ideia de aproveitar o local desativado, transformando-o, com auxílio do antiquário Arnaldo Danemberg, no local mais exclusivo e elegante da cidade. Lá acontecem almoços e jantares sentados, para grupos de até 38 pessoas, num décor de mobiliário antigo em estilo inglês, e têm-se a impressão de estar numa biblioteca de algum nobre britânico ou num clube privado aristocrático.
O lugar certo para a homenageada perfeita.
Éramos 22 amigas. Para recebê-las, caprichei no pijama de seda com imprimée florido oriental, de Heckel Verri, que combinei com o colar de corais e turquesas assinado pela Cookie Richers. Ah, eu me senti a própria It-Lady do dia!
Pura pretensão, pois, ao ver chegar a primeira convidada, Marlene Rodrigues dos Santos, absoluta, de azul marinho, com colar de jade e aquele seu allure insuperável, imediatamente abdiquei do trono de It Lady. Quem sou eu para competir com essas minhas amigas gloriosas?!
Quem não precisou abdicar de seu trono foi o artista das flores Raimundo Basílio. Num piscar de olhos, ele floriu a Library em todas as cores, como uma pintura de Limoges, e ficou tão lindo! Como o Raimundo tem sensibilidade, que olhar refinado para o belo, e de que forma gentil ele sabe representá-lo!
Assim, uma fileira de canecas de chá de porcelana chinesa fez as vezes de chemin de table, permitindo a conversa, pois não cobriu ninguém. Nada mais inconveniente numa mesa de refeição do que arranjos floridos altos que atrapalham a visão de quem está em frente.
Cecília Dornelles, outra britanicamente pontual, encantou-se com o espaço, que não conhecia. Bem como Dalal Achcar, chegando junto da Andréa Natal, diretora-geral do hotel.
Andréa foi homenageada na saudação que fiz à Carmen à sobremesa . Falei de seu carinho, tornando possível a realização do almoço para nossa ícone querida, na data pedida com antecedência de apenas quatro dias; providenciando excepcionalmente a abertura da porta (que jamais se abre) do Anexo para a Av. Copacabana, para o acesso de Carmen; acionando o chef, não só para a escolha do menu, mas para as dietas das que não comem carne ou têm alergia à lactose. Noves fora tudo isso, o custo foi compatível com a importância do encontro.
Andréa, cheia de graça, estava com uma saia de couro, onde palpitavam corações. Se meu faro funcionou, parecia ser de outra Andréa, a Viera.
As amigas estavam lindas. Realmente, não havia 1 trono de It Lady, havia 21! A começar pelo ocupado por Carmen. Vestindo um tailleur de lã do Missoni, ela teve à sua direita a atual primeira-dama, Cecília Dornelles, e à esquerda, na cabeceira dupla, a embaixatriz Laís Gouthier. Os lugares eram marcados, com os nomes manuscritos nos menus individuais impressos, colocados sobre cada prato.
Antonia Frering, a filha, e Maria Gallotti Mayrink Veiga, a nora, cercaram Carmen com carinho na hora do bolo e dos brindes. Maria Pia Marcondes Ferraz Montenegro e Fátima Andrada Tostes conferiam aragem fresh à tarde, com sua juventude, apesar de que nós todas nos sentimos umas garotas e temos frescura pra dar e vender. Em todos os sentidos…. risos…
Por fim, o gentleman dos cliques, Sebastião Marinho, com seu paletó de cashmere, fez esses flagrantes irretocáveis, que exprimem a elegância das convidadas, a alegria e o bom humor da tarde com Carmen, na Library do Copa. E que venham muitas outras tardes, muitos outros aniversários de Carmen, muitas outras Libraries!
Carmen e eu
A mesa na expectativa das It Ladies
Canequinhas de chá de porcelana, que eu trouxe da China em 1978 e estava inaugurando naquele almoço!
Escolhi escrever a marcação dos lugares nos cardápios, para deixar a mesa clean
O bolo confeitado pela Eliane, secretária de Carmen, lembrava os vestidos curtos de Coco Chanel
Basílio decorou a sala inteira, usando buganvílias desidratadas
A mesa já ocupada, eu e Andréa Natal À cabeceira, de costas para vocês – mas anjos não têm costas, vocês sabem.
Curtam o look da imbatível Marlene Rodrigues dos Santos, milimetricamente perfeita.
Cecília Dornelles, amiga de Carmen e atual primeira-dama do Estado, com Dalal Achcar, primeira-dama do nosso balé.
Lourdes Catão sempre com seu ar brejeiro e a vivacidade quase de adolescente.
Com Yara Andrade e seu colar elogiado e Fátima Tostes, que voltou aos bancos universitários. Está cursando Direito.
Terezinha Pìttigliani e Vania Badin, ótima, recuperada.
A diretora Natal e Cecília em tons de bric.
As garotas do Leblon: BElita Tamoyo e Mariza Coser.
Na hora dos parabéns a foto da anfitriã, com a homenageada, sua filha, Antonia, e a nora, Maria. Quem clica? Fátima Tostes.
Maria Mayrink Veiga, Maria Pia Marcondes Ferraz, Antonia Frering, Idinha Seabra e Fátima Tostes
Gisella Amaral e Carmen I e Única
Tem coisa melhor do que o carinho da filha?
Angela Fragoso Pires, Maria Celia Moraes, Maria Pia, Hilde e Lourdes
Angela e Maria Célia: best friends.
Duas gerações de refinamento: Maria Pia e Marlene
Com Vania, lembramos do estimado Ted.
Idinha Seabra em foto ótima, digna de porta-retrato.
Don Perignon para Donna Carmen
Carmen e Beth Serpa, discípula de seu bom gosto, como eu.
A dama do Copa e a Mais Bem Vestida do Mundo, no Hall of Fame
Carmen e a embaixatriz Gouthier em uma das cabeceiras
Meu discurso foi breve: “Carmen é mulher de muitos méritos, entre eles, o mais encantador é que não julga ninguém, é agregadora. O que conquista para si, gosta de multiplicar, como foi o caso da cultura da acessibilidade. Foi a pioneira dessa luta, no Rio de Janeiro, quando começou a ter sua dificuldade de locomoção, e tanto o Theatro Mjunicipal quanto o próprio Copacabana Palace, através de Andréa Natal, a convidaram para inaugurar seus equipamentos de acessibilidade, reconhecendo o esforço feito por ela junto à mídia ao difundir essa necessidade”.
La Catão e La Achcar
Maria Galloti MV e Maria de Fátima AT
Afetiva Laís
Il brindisi: auguri!
Vejam que bonitas as mulheres e a Library
O artista Raimundo Basílio e a obra
Uma recordação para nós todas!
Carmen com dois amigos que a celebram, Sebastião e eu
Fotos de Sebastião Marinho
Ess homenagem a esta mulher que é o icone da elegânciaa brasileira, que é a EXPLENDOROSA. CARMEM MAIRINK VEIGA. Jamais poderia deixar de ser feita é pela irretocável HILDEGARD como só ela sabe fazer.
O Copacabana Palace já um cenário perfeito e festejar o aniversário de uma das mais queridas Divas desse Brasil, Carmen Mayrink Veiga,complementou tudo que as pessoas mais queriam ver . A Hilde acertou em cheio ao comemorar o niver da socialite number one brasileira no “The Library”. Beijos ! Todas estavam chiquerrimas !!!
Que texto maravilhoso. Apaixonado por tudo, gente
Puxa,fiquei feliz de ver a cobertura do aniversário de Carmen,senti falta da homenagem online rsss,cheguei até ligar pra um telefone que tem no site de lu lacerda,mas fui informado que nada sabiam estranhei muito,já que no seu site não tem telefone,foi o jeito apelar pra outra colunista.Mas vc como a soberana colunista brasileira,me deixou radiante de felicidades,pois,adoro Carmen ,lembro me com uma das grandes alegrias que tive na minha vida foi ser recebido por ela,no seu apartamento na avenida rui barbosa ,anos atrás,e sempre que eu busco noticias dela,recorro a sua coluna,no qual sou leitor assíduo,embora que não seja atualizado diariamente,mas adoro vc tbm,afinal além de vc ser a melhor colunista brasileira,tem tbm o seu lado de lutas sociais.Parabéns a vc tbm hilde.Tudo de bom e obrigado por festejar Carmen .
ZIL OLIVEIRA-SÃO LUIS MA
Realmente, Carmen é um ícone.
Só a vi uma vez no Julieta de Serpa.
Fiquei congelado ao ver a elegância, classe e simpatia.
Cumprimentou todos sem distinção.
Felicidades Carmen.
Querida amiga Hilde
Deixando de lado a educada modéstia, Todas vocês nas fotos, são Ícones de Elegância, Educação e Savoir Faire, em um Rio de emergentes exibidos e sem estilo. Um afetuoso beijo no coração de todas as lindinhas do evento.
Que MESA foi essa Dona Hilde, eu já sabia que a Carmem era agregadora, só não sabia dessa vocação tão ampla e vogal, Antonia e Maria lindíssimas, e o Antenor não pode ir as LULUZINHAS? foi isso. A Maria entrou no lugar da Patrícia?…Muitas saudades da convivência e conexão com os M.V., viva RIO16, mostrem esse Brasil pros gringos…vamos ver se eles vêem outro país no espírito desportivo…o país político tá enojante e deprimente. Grande abraço ALS.
Diva Carmem continua maravilhosa e amada pela sociedade. Bela festa, claro, coordenada pela Hilde. Extremo bom gosto em todos os detalhes. Parabens.