Rio de Janeiro fora de seu estado natural, chuva fina, tempo friorento, e a mineirada toda lá na Fiorentina do Catito, na fuzarca, celebrando “O melhor mineiro do mundo”, título da biografia de José Aparecido de Oliveira, autografada por seu organizador, Petrônio Souza Gonçalves, e pelo filho do Zé, José Fernando de Oliveira, prefeito de Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais. O livro é uma compilação de fotos, documentos, causos e textos de amigos históricos de José Aparecido, entre eles, Oscar Niemeyer, Ziraldo, Mauro Santayana, Angelo Oswaldo, José Augusto Ribeiro, Sebastião Nery, Aristóteles Drummond, Paulo Casé, Wilson Figueiredo.
Vera Niemeyer representava Oscar, Sebastião Nery convidou e foi, Ziraldo fez o mesmo. Humberto Motta veio me lembrar da amizade de Zé Aparecido e minha mãe. Tonico Pereira ficou do início ao fim. O novo ABL, Geraldinho Carneiro, filho de mineiro histórico, Geraldo Carneiro, assim ó, com Zé Aparecido.
Um cinegrafista, da equipe do Ribas, filmava depoimentos sobre José Aparecido para um documentário que está sendo produzido sobre ele. Os amigos faziam relatos de fatos políticos, histórias de vida e simpatias do melhor mineiro do mundo.
Tonico Pereira, Ziraldo e Geraldinho Carneiro
Petrônio Gonçalves, Fernanda Montenegro, José Fernando de Oliveira e a primeira-dama, Rosara de Oliveira, de Conceição do Mato Dentro
Petrônio Gonçalves e Sebastião Nery
Petrônio, Cecília, Ziraldo, Luiz Fernando, Geraldinho, Catito
Nestor Rocha, Liliana Rodriguez, e os irmãos Jose Fernando e Maria Cecília Oliveira
O prefeito José Fernando Oliveira e Catito Peres
Beija mão à mineira: José Fernando Oliveira e Hilde
Beija mão à mineira: Fernanda Montenegro e José Fernando
Tonico Pereira e Marina Salomão
André D’Ávila com o pai, Roberto D’Ávila, Vera Niemeyer, viúva do Oscar, José Fernando de Oliveira, filho de José Aparecido e Leonor
Chico e Eliana Caruso
Hilde Angel e o autor da biografia, Petrônio
Fotos Marcelo Borgongino