Vejam só este tecido de metal molinho, que lembra as “malhas” dos cruzados medievais. Na verdade ele é produzido pela NASA, impresso em 3D em peça única, pode ser facilmente dobrado e flexionado, e faz o link da moda com a engenharia.
Os pesquisadores esperam que ele possa ser usado como escudos desdobráveis, como isolamento para proteger as naves espaciais de meteoritos e para fazer roupas espaciais. Esse tecido do espaço tem quatro funções essenciais: reflectividade, gestão do calor passivo, dobra e resistência à tração.
Um lado do tecido reflete a luz, enquanto o outro a absorve, atuando como um meio de controle térmico. Ele pode dobrar em muitas maneiras diferentes, se adaptar às formas e ao mesmo tempo ser capaz de suportar fortes puxadas.
Ao contrário das técnicas tradicionais, suas peças minúsculas são soldadas juntas, depositando-se o material em camadas. Isso reduz o custo e aumenta a capacidade de criar materiais exclusivos.
“Nós podemos imprimir a geometria e a função desses materiais, por isso nós de fato chamamos de ‘impressão em 4-D’ e não em 3-D”, disse Polit Casillas, da equipe JPL/NASA. “Se a fabricação do século 20 foi impulsionada pela produção em massa, então esta é a produção em massa de funções…”
A proposta não é só usar esse tecido no espaço, é a NASA ser capaz de fabricá-lo no próprio espaço.
Interessantíssimo! Adoro seus posts sobre moda, Hilde.