É obrigatório. Desde que, há cinco anos, mudou-se para o Edifício Biarritz, na Praia do Flamengo, Lourdes Catão dá a partida no Festival de Comemorações do aniversário de Maria Alice Araujo Pinho, com um almoço reunindo o grupo de mulheres mais elegantes da cidade.
O que caracteriza os almoços de Lourdes não é somente a frequência, é sua atitude de dona de casa que se coloca, com prazer, em cada item do preparo de seu evento. E tudo é Lourdes. Em cada canto lá está ela. Na papeleira com porta-retratos de prata e pequenas peças Cia. das Indias. No altarzinho com ícone russo e velas. Na mesa inglesa com porcelanas Vieux Paris. No biombo chinês de seda e a orquídea também de seda sobre o gueridon. A mesa de centro de laca e, em cima dela, uma coleção de esculturas de bronze. A grande estante iluminada, que faz moldura para toda a sala, com uma harmoniosa coleção de peças chinesas reunidas ao longo da vida.
Mesa posta, o mesmo garçon Mendonça, de todos os almoços e jantares de Lourdes, era quem servia, com a ajuda de um auxiliar. Em vez de toalha, paninhos de linho branco com bordados Richelieu em azul. O camarão ao curry foi servido em bacia de porcelana chinesa. A salada taboule, em saladeira de vidro dentro de travessa redonda de jacarandá. O cuscuz, o purê de banana, a carne e seus acompanhamentos… Lourdes explicava: “Tudo feito em casa, pela minha cozinheira”.
Grandes bandejas individuais estão disponíveis, para cada convidada, junto à mesa do buffet, vestidas com fronhas de cambraia branca engomadas, imaculadas. Tudo muito prático, bonito e refinado.
Houve parabéns pra você, com velas no bolo de dona Regina Rodrigues. E todo bolo de dona Regina é realmente delicioso. Esquecemos a dieta.
Saí de lá, pensando… Enquanto houver Lourdes, há glamour. Enquanto houver Edifício Biarritz, há memória. Enquanto houver tal grupo de mulheres elegantes, há motivos para se acreditar em um Rio de Janeiro com todas as possibilidades de requinte, qualidade, bom gosto e refinamento .
A anfitriã Lourdes Catão deu a partida no festival anual Maria Alice Araujo Pinho
A sala Lourdes Catão no Edifício Biarritz
Luciana Araujo Pinho, Mirtia Gallotti, Sandra Naslausky e Maria Alice de Araujo Pinho
Kiki Almeida Braga, Terezinha Noronha e Juju de Almeida Magalhães
Angela Alhante, Lourdes Catão e Vera Bainville
Márcia Junqueira e Sandra Salles Coelho
Kitty Assis, Vera Bocayuva e Vania Neylor
Esta jornalista com Cecília Dornelles, saboreando o camarão ao curry com o cuscuz
Laís Gouthier e Thereza Muniz
Cecília Dornelles e Diva Leite Garcia
Vera Bocayuva
Lourdes e a aniversariante homenageada, Maria Alice de Araujo Pinho
A bolsa de Kitty Assis
O maître Mendonça
Vera, Lourdes, Maria Alice, Maria Helena e Thereza Muniz
Mendonça corta o bolo de Regina Rodrigues
Fotos de Hildegard Angel
Como é salutar ler uma crônica dessa, onde o requinte e a categoria falam mais alto – coisa tão rara hoje em dia! E ter vc querida Hilde – a nos contar com tantos detalhes e delicadeza. Bjs e saudades,
Hilde, parabéns pela bela reportagem. Você tem toda razão , Lourdes Catão é unanimemente querida e reconhecida por sua eterna elegância, seja no Rio, Paris , Nova York ou qualquer outra metrópole no mundo.
O sorriso mais lindo que conheço o da chique Lourdes Catão.
Linda reportagem parabéns querida Hilde.
Totalmente de acordo no que diz respeito ao sorriso, Vera. Obrigada.
Hildegard, como admiro o seu relato das festas – almoços, jantares, casamentos -, frequentados por você. Minuciosa nos detalhes, carinho a esbanjar, delicadeza total nos comentários. Coisas de gente que entende o que é isso, vive isso.
Aplausos sempre!!!
Parabéns!
Cynthia
Muito obrigada pelo elogio estimulante, Cynthia 😉
Obrigada Hilde querida pela linda reportagem do almoço que Lourdes me ofereceu!
Não fiz mais do que tentar retratar os fatos reais. Parabéns a ambas,homenageada e anfitriã!