Faleceu hoje um dos mais corajosos jornalistas da verdadeira imprensa brasileira, o combativo homem de imprensa Laerte Braga, mineiro de Juiz de Fora. Uma triste e lamentável perda, sobretudo neste momento em que se fazem necessários cidadãos de fibra, lucidez e bravura, como sempre ele demonstrou ser. Estava profundamente abalado pela situação política brasileira. Acompanhou diligentemente, com total comprometimento, cada desdobramento da crise que levou à destituição da presidente Dilma, causando-lhe grande revolta. Em seu blog e aqui no Facebook era uma das vozes mais ativas e presentes, sempre com seus comentários pertinentes e audazes. Jornalista político atilado, via além do momento. E infelizmente costumava acertar em seus prognósticos, que nos últimos tempos apontaram para o lamentável desfecho que agora testemunhamos. Laerte morreu hoje, de infarto, horas depois de, como fazia todas as sextas ou todos os sábados, enviar-me os votos de um bom fim de semana. Sua última mensagem foi postada às 9h24m desta manhã. Dizia: “Um bom fim de semana, a despeito de toda essa barbárie. Hoje vou enfrentar um repouso forçado, uma gripe daquelas.”
O repouso de um guerreiro.
Dados Biográficos de Laerte Braga
Jornalista, trabalhou no Diário Mercantil e no Diário da Tarde de Juiz de Fora, para os Diários Associados e pela agência Meridional (primeira grande agência de notícias do Brasil) e também para os Diários e Emissoras Associadas, tendo sido correspondente do Estado de Minas de Juiz de Fora e Zona da Mata. Também trabalhou como freelancer para revistas e jornais do Brasil e de outros países. Laerte escrevia semanalmente ao Diário Liberdade.
Pingback: Laerte Braga, certamente, foi daqueles jornalistas "fora da curva" normal.
Muito lamentável!
Que a força do guerreiro Laerte Braga continue sendo disseminada por todos que de alguma forma tiveram contato na luta por um Brasil melhor e mais justo.
Descanse em paz e seja mais um anjo.
Laerte, com quem tive o prazer de conviver e mto dialogar, era um jornalista com um olhar claro, objetivo e definido: era um jornalista de esquerda fiel ao seu ideário ideológico mas sempre comprometido com a verdade e com o bem da causa do povo brasileiro. Não fazia concessões ideológicas ao que associava sua vasta cultura política. O Brasil, em tempos difíceis q ele os percebia com clareza, perde um jornalista da melhor estirpe, nossa cultura fica mais pobre, e mtos de nós perdemos um amigo confiável. Morreu um homem de bem.
Muito muito triste. Esses momentos de autoritarismos cruéis sempre abatem homens bons.
Professor de formação e de vida.Junto com ele tive a chance de participar do começo da Consulta Popular em Juiz de Fora.
R.I.P.
Extremamente lamentável a morte de meu ótimo jornalista Laerte, faço minha as palavras desse texto e agradeço.
Sei que sua capacidade de luta não se resumia apenas nesse plano. Prossiga em sua batalha companheiro, porque você faz parte dos que não morreram jamais….
Lamentavel perder mais uma personalidade pensante nesse momento difícil. Laerte Braga, combateu o bom combate. Deixa um espaço vazio no coração do jornalismo sério e imparcial.
Lamentável perda do jornalista Laerte Braga um dos mais combatentes do verdadeiro jornalismo da imprensa brasileira.
Audaz e certeira era a pena do colega. Triste perda.