Recebi, bem como outros amigos e admiradores de Paulo Freire, a carta de sua viúva, Ana Maria, enviada por ela ao presidente interino Temer, em que faz a defesa da memória do marido, que vem sendo atacada através de texto no site Wikipedia, ao que parece devido à ação de agentes do governo.
Ana Maria – a Nita – nos pede, no email que chegou com o anexo, que divulguemos a carta, já recebida pela presidência. Abaixo, as transcrições. E que isso seja logo corrigido, pois se trata de uma ação vergonhosa contra a biografia de um incomparável brasileiro, um notável educador, um agente transformador – para melhor – da Humanidade.
Não se concebe que tais ataques partam justamente de seu país, o Brasil, enquanto todo o exterior o enaltece.
Meus amigos,
senti a necessidade de demandar do presidente interino alguma ação contra os que, acobertados pelo anonimato, utilizaram máquina do Estado com a intenção de macular a imagem de Paulo.
Se considerarem pertinente podem divulgar a carta, que segue anexa, pois o site da presidência já me informou haver recebido a mesma.
Meu abraçonita
Nita e Paulo Freire, parceria, cumplicidade, amor, durante e depois
Exmo. Sr. Presidente Interino do Brasil
Prof. Dr. Michel Temer
ASSUNTO: PAULO FREIRE: Wikipidia e SERPRO
Na qualidade de viúva, estudiosa e sucessora legal da obra do Educador PAULO FREIRE, quero, através dessa carta, estabelecer um diálogo cordial e franco com V. Exa., mesmo estando nós dois, em termos ideológicos, em posições diferentes, no sentido de esclarecer assunto que vem sendo divulgado pela imprensa nacional, de que partiu de dentro do governo através da rede do SERPRO, uma entidade pública, portanto sob a responsabilidade do Estado Brasileiro, a alteração no conteúdo da biografia de meu marido na enciclopédia livre Wikipedia, colocando-o como envolvido com um projeto de educação atrasado e fraco de caráter doutrinário marxista e manipulador.
Se não o tivesse conhecido na festividade de formatura de uma de suas filhas, creio que do curso de Psicologia/PUC-SP, ocorrida nos gramados do Clube Hípico de Santo Amaro, em São Paulo, quando sentados lado a lado na Mesa Diretora, ouvi de V. Exa. o enorme respeito e admiração que tinha pela obra e pela pessoa de Paulo Freire, não teria a ousadia de Vos escrever.
Como V. Exa. sabe, enquanto intelectual e jurista, o meu marido jamais praticou nenhum ato e nunca escreveu nenhuma palavra dos quais se pudesse, em sã consciência, outorgar-lhe a pecha de doutrinador marxista e homem de princípios filosóficos e educacionais fracos e débeis, acusações contidas na nova biografia agora publicada pela Wikipedia.
Para a construção de um país verdadeiramente democrático é da mais alta importância, que, órgãos do Estado ou que prestam serviços a ele, como o SERPRO, não estejam compactuando com interpretações de espíritos liberais inescrupulosos, que, intencionalmente maculam a honra de um homem que deu sua vida para que a educação, sobretudo a do Brasil, possibilitasse a libertação e a autonomia dos homens e das mulheres de nosso querido país. Nunca sob o bastão da intolerância, do fascismo ou do comunismo.
Acredito que o atual Ministro da Educação, natural do estado de Pernambuco, Mendonça Filho, como Paulo Freire o foi, teria o prazer (pessoalmente considero que o dever) de esclarecer e inibir que inverdades sejam ditas de seu conterrâneo, homem ético, probo e honrado, Patrono da Educação Brasileira. Acredito que o referido ministro se colocará e agirá, positivamente, a favor, no momento em que for instigado a isso por V. Exa., contra a manipulação da máquina do Estado a serviço do amesquinhamento de um dos mais importantes homens desta Nação.
É claro que Paulo Freire não é unanimidade, ninguém o é. Ele pode ser lido, analisado e contestado, isso faz parte da liberdade de expressão necessária e desejável à construção da cultura letrada de alto nível de qualquer país. Entretanto, o local dos contraditórios deve ser aberto, responsável, no seio da sociedade civil – na rua, na universidade e nas escolas, através da mídia, nos sindicatos e fóruns etc – e nunca dentro, exaltado por fato tendenciosamente ideológico-inverídico, acobertado pelo anonimato, por qualquer órgão da sociedade política.
É inconcebível que numa sociedade democrática se divulgue frases carregadas de ódio e de preconceito como: “Paulo Freire e o Assassinato do Conhecimento” – absurda e ironicamente, no ano em que Paulo Freire está sendo considerado nos EEUU como o terceiro intelectual do mundo, de toda a história da humanidade, mais citado, portanto mais estudado nas universidades norte-americanas, que, a princípio são contra o marxismo.
Contando com Vossa compreensão e interferência para que se
restabeleça a Justiça e a Verdade.
Cordialmente,
São Paulo, 30 de junho de 2016.
ANA MARIA ARAÚJO FREIRE
Pingback: Brazil Paula Freirea, Augusta Boala, Sebastiao Salgada i još nekih | ЈУГОСЛОВЕНСКО УДРУЖЕЊЕ ЛАТИНОАМЕРИКАНИСТА
O Educador Paulo Freire soube entender que a educação, não é adestramento. E que o ser humano aprende a ser humano, aprendendo os significados que outros humanos dão à vida, à terra, ao amor.
Hilde, minha Filha, eu voltei para o Caminho do Cristo, percebo mais fácil hoje e a cada dia que passa o quanto esse reino não é o dele, a inveja ainda é mais cara que a moeda, portanto, quem não tiver cheio do antídoto dos invejosos, saiba que até seus bilhões de libras, reais, dólares ou euro podem sumir da noite para o dia.
Revejam suas amizades, voltem ao cartesianismo, leiam os discursos dos mais importantes e se perceber que está querendo escrever por linhas tortas, descarte emergentemente, antes que alise e caia na miséria.
Paulo Freire é essencialmente um educador cristão, muito mais radical do que um marxista inglês. No mínimo o mais radical de todos os construtivistas, tão bom que nem Arraes de Alencar(primo de Castello Branco) teve a coragem de usar.
Infelizmente. Temer e seu ministério , estão fora de seu juízo normal e ainda não conhecem quem foi o Grande Educador Paulo Freire e a grande evolução que ele fez na alfabetização mundial . Só muito tempo depois sendo implantada no Brasil , Isso na educação formal só foi implantado na gestão da Prefeita Luiza Eundina em São Paulo em 1988, antes disso , somente algumas Comunidades eclesiais de Base (CEBS) A usavam para alfabetizar pessoas das periferias mais humildes !!!
Falo com conhecimento próprio pois fui alfabetizador pelo MOVA (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos)
Projeto MOVA-Brasil – Instituto Paulo Freire
https://www.paulofreire.org/programas-e-projetos/projeto-mova-brasil
Abraços à todos os que lutam pelos direitos
Um grande e Fraterno Abraço a Ana Maria – a Nita – !!
Aula de democracia e civilidade. Beleza, elegância e resistência em tempos obscuros de fascismo.
Lembro do mestre Paulo Freire contando ‘Rita’. Num interior do Brasil, o lavrador chegou para ele e exclamou: _”Rita!”. O professor fez ar surpreso, e o homem mostrou o escrito no papel , dizendo: “É o nome dela”.
Ele amava e podia escrever. Esse era e é Paulo Freire.
Agora, temos Mendoncinha. Mas as tempestades não duram para sempre, embora causem estragos. E todo o insulto será devidamente pago.
Todo o respaldo à ilustre educadora pela atitude firme e honrosa questionando a conduta indecorosa dos usurpadores. Certamente, indignos para serem tratados com tamanha delicadeza! TEMER JAMAIS! CONTRA O “IMPEACHMENT GOLPISTA”, VIVA A DEMOCRACIA! EDIFICAR A HISTÓRIA, CONSTRUIR TRINCHEIRAS E RESISTIR, SEMPRE! PELO RESPEITO À CONSTITUIÇÃO, DILMA VOLTA PARA HONRAR O MANDATO POPULAR!
o brasil é um país carente de heróis. não vou menciona-los aqui. mas são poucos. alguns eu conheci. fazem falta a meu país. e os amo e respeito. isso que foi feito é de uma maldade imperdoável. a banalidade do mal em plena ação. eu sinto profunda tristeza com isso. e creiam que mais virá. paciência.
Perdoe-me, discordar. O Brasil não tem carência de heróis, os temos de sobra até. Temos carência é de memória, conhecimento histórico e reconhecimento de méritos.
Avise a essa senhora que qualquer um pode chega no Wikpedia e digitar qualquer coisa na pagina de qualquer um. Ha uma franquia aleatória pra quem desejar opinar e inserir palavras no texto. Isso eu acho o fim da picada. Mas é a pura verdade.
Certamente, para a viúva Paulo Freire chegar a fazer essa carta é porque houve uma apuração e ela obteve essa informação do próprio site Wikipedia. O senhor deve estar lembrado da celeuma que se criou quando político da oposição ao governo Dilma se sentiu atingido na redação de sua biografia, e a origem foi um funcionário do Palácio do Planalto.
Como você certamente não leu o artigo não viu que a alteração veio do SERPRO.
A #Wikipedia não é um site de consulta confiável. Mas as alterações que são feitas são “assinadas” e deixam pegadas. Hoje 04/072016 está escrito: Esta página foi modificada pela última vez à(s) 01h55min de 4 de julho de 2016.
Cara Hilde, nao sei se, no Brasi, acontece o mesmo porem, aqui nos EUA , qualquer pessoa pode “editar” e, acrescentar ou apagar, doados da Wiki….
Paulo Freira e um nome respeitadissimo mundialmente e, ainda que nao estejamos em total sintonia com sua filosofia e credo politico, Paulo Freire e escritor respeitado mundialmente.
O que o Presidente poderia fazer e, encaminhar um pedido oficial a Wikepedia, pedindo que barrem adendos positivos ou negativos a sua pagina.Abcs.
Certamente, para a viúva Paulo Freire chegar a fazer essa carta é porque houve uma apuração e ela obteve essa informação do próprio site Wikipedia. A senhora deve estar lembrada da celeuma que se criou quando político da oposição ao governo Dilma se sentiu atingido na redação de sua biografia, e a origem foi um funcionário do Palácio do Planalto.